segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Um desabafo sobre essa parada

 Eu me questiono porque alguns se esforçam tanto para se encaixar em um padrão pré-moldado por uma parte específica da sociedade.

Isso me faz pensar no que incentiva uma pessoa a pagar 200 conto num copo destes.

Se não quer beber, não tire a água da torneira, não tire a água do seu filtro, não tire a água da geladeira.

Isso serva para o leite, para o café, para o suco, para o refrigerante, para a cerveja... para qualquer coisa que você não quer consumir e quer reservar em algum lugar.

Não precisa colocar num copo que precisa ser igual ao copo que outra pessoa que você quer ser igual tem.

Cadê a sua personalidade?

Precisa ser tão igual ao "padrão" assim?

Você se sentiria frustrado(a) em seu circulo social se não comprar uma parada destas?

Certeza que você quer fazer parte deste grupo específico de pessoas?

Ter um copo de 200 reais é tão importante assim?

Agora se você caga dinheiro, pegue outros 200 conto aí e vá no mercado, compre produtos não perecíveis para ajudar quem está passando fome. Natal sem fome, já pensou?

Um investimento melhor que ter um "porta canetas" que você vai colocar líquidos pra não colocar canetas.


É isso, me desculpa o desabafo aleatório de uma coisa que não faz o menor sentido pra mim, mas que uma parcela da sociedade se esforça muito para ser, para ter.

domingo, 20 de junho de 2021

500 mil

Você sabia que a taxa de mortalidade da COVID19 entre os mais velhos caiu absurdamente?

Não é preciso explicar muito o por quê, dos cerca de 11% dos brasileiros que já tomaram as duas doses da vacina a grande parte está entre as faixas etárias mais elevadas, entre os mais velhos.

Já entre os mais novos é diferente. Se você analisar o número de vítimas desta crise sanitária em que o país se encontra, não será difícil perceber uma crescente muito grande naquela faixa que algum tempo atrás "não era" uma preocupação tão grande.

Infelizmente, não é incomum ver o público desta faixa etária, dos 20, 30, 40 anos postando fotos nas redes sociais de festas, bares, aglomerações em que fizeram questão de participar, em locais os quais não existe protocolo algum que visa proteger a saúde de quem está lá.

A cruel "estabilidade" do número de vítimas do nosso país esconde este grande problema: o aumento bastante significativo entre os mais jovens desta faixa etária que engloba a maior parte dos trabalhadores que, inevitavelmente, entram em contato por causa do trabalho ou da irresponsabilidade, com mais pessoas e que pode ajudar com que variantes mais transmissíveis do vírus se espalhem mais rápido.

Na prática, o que quero fazer você pensar é que de um tempo pra cá você provavelmente parou de ouvir que o seu conhecido, seu amigo perdeu os pais, perdeu algum avô, algum tio distante. Agora você tem ouvido falar de conhecidos, de colegas e amigos seus que se tornaram vítimas, de pessoas mais velhas que que perderam seus filhos, seus sobrinhos, seus netos.

O Brasil é o lugar onde 12,8% das vítimas dessa pandemia morava, mais de 500 mil pessoas já perderam essa batalha graças a tudo o que não foi feito pelas autoridades responsáveis que, em vários momentos, tomaram medidas que foram contra tudo o que se recomendava e que a maior parte do mundo fazia.

Se proteja.



domingo, 6 de junho de 2021

Eu tinha um primo

Para entender o contexto deste texto, tem-se que ter em mente que eu escrevi na época das eleições de 2018 (mais precisamente em 24 de outubro de 2018) e nunca cheguei a publicar ele em nenhum lugar da internet porque é um assunto que iria deixar o lado minion da família e que eu nem tenho muito contato um tanto revoltados, mas acho que poderia mexer demais com a parte da família que importa, que sentem até hoje a falta dele

Eu tinha um primo que eu chamava de Vinicius. Lembro que quando éramos pequenos, ele me ensinou a jogar xadrez, e momentos depois eu ganhei uma partida dele. Eu nunca vou saber se ele deixou, ou se eu ganhei por mim mesmo.

Quando eu era pequeno, sempre era visto como o menino prodígio, aquele cara super inteligente, que iria ser um grande engenheiro, um cara fodão na vida. Já na quarta série, eu fui escolhido entre os 3 alunos da minha escola para fazer a prova do Rotary. Mas eu não ganhei, não tive nenhuma premiação. Mas este primo meu, ele era um ano mais novo, ele foi chamado para fazer a prova e acabou ganhando a maior premiação. E a partir deste momento, toda a família se voltou para ele, o grande gênio da família, aquele cara superinteligente, que devia obrigatoriamente saber sobre todos os assuntos. Para quem cobrava no dia a dia, pode até não parecer uma grande cobrança, mas eu já senti um pouco disso, e sei o quão pesado é este fardo. Não existem tão poucos Maciéis por aí não.

Com o passar do tempo ele continuou sua jornada, e num vestibular que fez para a UEPG, ele simplesmente bateu o recorde de pontos. Ele foi manchete em todos os jornais da cidade, estampou inúmeros banners pela cidade. Ele também decidiu fazer a prova para a UFPR, e como já era de se esperar, ele também passou. Ele foi estudar na capital, e acabou se conhecendo um pouco mais. Ele descobriu que não gostava exatamente de meninas. Mas que mal isso poderia trazer? Estas coisas simplesmente são, não existe explicação, é algo natural do homem como ser humano, como animal.

Mas infelizmente, estas coisas não são muito fáceis hoje em dia, existem muitas pessoas que não toleram que os outros pensem diferente. Eu devo ter imaginado o que ele passou, fico pensando algumas das barbáries que ele possa ter escutado por aí. Às vezes pode nem parecer algo gigantescamente grosseiro, mas não precisa ser, às vezes apenas um simples ato de discordância é o suficiente para deprimir uma pessoa. E em dado momento, ele estava com depressão. Não é fácil lutar contra a depressão, não foi fácil para seus pais, suas irmãs. Foi uma verdadeira batalha.

Lembro da última vez que eu o vi, eu estava esperando ônibus no terminal e ele me reconheceu mesmo depois de tanto tempo sem nos vermos. Ele veio me cumprimentar, saber como a minha vida estava, e contou que estava indo visitar um amigo. Eu fiquei contente por ele. Fiquei contente por saber que naquele momento ele estava bem.

Esta foi a última vez que eu vi falar dele antes da notícia de seu óbito. Eu não sei se ele não conseguiu mais batalhar contra a depressão, não sei se as cobranças em cima dele foram grandes demais, não sei se ele foi vítima de alguma hostilidade apenas por gostar de meninos. Eu só soube que o corpo dele foi encontrado num prédio ainda em construção. Simplesmente não soubemos o que realmente aconteceu. Eu sei que foi assim que nossa família perdeu uma das pessoas mais inteligentes que eu já vi nesta vida. Foi assim. E eu não consigo aceitar isso até hoje, eu não tive coragem de ir no seu velório, nem de visitar seus pais e tentar confortá-los. Eu não consegui porque eu mesmo não consegui superar isso até hoje. Ele foi vítima de algo que não deveria nunca ter existido.

Se hoje ele estivesse vivo, ele nunca iria votar num candidato que disse preferir ter um filho morto num acidente do que um filho gay. Toda a família sabe que nosso mundo seria muito melhor se ele ainda estivesse ao nosso lado.

sábado, 5 de junho de 2021

Mas e o PT?

Desde 2018 eu falo que discordar do presidenciável que foi eleito é questão de caráter. 

E quem ainda, depois de mais de dois anos de um governo mais que catastrófico, consegue concordar e apoiar ele... provavelmente faltou a algumas aulas bastante importantes na escola como história, geografia, sociologia e a coisa tá tão feia que dá pra dizer que faltaram na aula de biologia e até na de português porquê a única coisa que sabem falar para defender este governo é: "Mas e o PT?"

O PT meu amigo, já não tem um mandato de presidente desde 2015. Pelas minhas contas isso já faz um bom tempo. Se a preocupação era com corrupção, eu acho que já deu tempo de todo mundo ser investigado e punido, certo? Um pouco diferente das intervenções sobre algumas investigações de corrupção que já ficou bem explícito que o presidente em exercício agiu de forma a proteger familiares e aliados políticos. Falando nisso, foi no governo do PT em que várias investigações sobre corrupção começaram, e foi no atual governo que muitas se encerraram como a "lava jato", a mais conhecida de todas.

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Dois meses sem respostas

O governo ignorou as vacinas, e por causa disso ele é um grande responsável pelo boteco, pela mercearia, pela padaria do seu bairro ter fechado. Vacinas ajudariam as pessoas, o comércio, ajudariam a sociedade, a vida e com isso, a economia.

O governo foi contra tudo o que a ciência disse para tentar provar um ponto que não funcionou em nenhum lugar do mundo, e que apenas gerou novas variações, mais resistentes e ainda mais transmissíveis. Tanto que muitos países no mundo hoje não aceitam alguém que está chegando do Brasil. E o pior, mesmo com todas as notícias que circulam por aí e que todo mundo pode ter acesso, alguns governantes continuam propagando a mentira.

Até agora, mais de 420 mil BRASILEIROS pagaram com suas vida, sem falar dos outros milhares que levarão sequelas pelo resto de suas vidas e daqueles que não tem comida na mesa.

Claro que se o governo tivesse corrido atrás das vacinas ainda teríamos vítimas, assim como se o governo tivesse promovido as medidas que o mundo inteiro tomou. A questão é a diferença no número de vidas, o número de melhores amigos, o número de pais e filhos que poderiam estar aqui, vivos, com saúde e vacinados. E é curioso que agora, com os números que o país tem sobre o COVID, ninguém mais fala que os cientistas são "alarmistas" porque nunca antes na história nós vimos a previsão que a ciência fez se provando em tão pouco tempo. Fica o alerta para outras previsões que existem a anos e que muitos parecem ignorar, como a importância da preservação das florestas e a corrida contra o aquecimento global.

Você já ouviu falar no complexo de vira-latas? Ele se dá na diferença entre o valor que alguns dão para a vida de quatro ou dez franceses que morreram num atentado terrorista em comparação ao número das vítimas e das notícias que o Consórcio de Imprensa divulga sobre os óbitos causados pelo COVID.


P.S.: Você sabe por que é o Consórcio de Imprensa que divulga os números? Porque desde parte do ano passado o governo viu que não era uma boa propaganda para as suas ações divulgar o número de óbitos, e por isso o governo decidiu não divulgar um número oficial "para não causar pânico". O Consórcio de Imprensa vem, desde então, sendo o responsável por somar todos os boletins que cidades e estados soltam para publicar um número. O governo é tão irresponsável a ponto de não mostrar os números de infectados e de vítimas no meio de uma pandemia.

terça-feira, 6 de abril de 2021

Sarah e Rodolfo, quantos deles você conhece?


 Sarah, uma mulher maravilhosamente linda e que passou um tempo morando nos EUA e parte de sua renda provinha de festas que ela era convidada a participar, festas de famosos e anônimos que ela era convidada de luxo, até onde me informei, ela ganhava dinheiro para participar de festas e deixá-las mais bonitas. 

Rodolfo, um cara do sertanejo, cantor de dupla sertaneja que curiosamente ficou mais conhecido após sua ex-namorada (Rafa Kalimann) participar do BBB20. Ele aparentemente tem uma grana boa, é alguém que com aquilo que já herdou ou conquistou se acha no direito de falar o que pensa sem conhecer muito aquilo que está ao seu redor..

Sarah que com sua beleza já esteve em lugares inesperadamente surpreendentes como a casa do astro pop Justin Bieber, aprendeu a ser seletiva e escolher aquilo que sempre era o melhor pra ela, mas mais do que isso, ela passou a literalmente ignorar, marginalizar o que acontece no mundo ao seu redor e não é do seu interesse.

Rodolfo é um pouco diferente, com a popularidade que ganhou lhe deram, de certa forma, um status. E este status provavelmente está no quanto de seus amigos, de homens e mulheres que poderiam frequentar uma festa, um churrasco que ele decidisse fazer.

Quantas Sarahs e Rodolfos você conhece?

Trazendo para o mundo real, a Sarah é a guria bonita que é louca para uma festa, se for um sertanejo ou Open Bar não precisa nem falar, todos já sabem que ela estará lá. E o Rodolfo é o cara que dá as festas, que fica no camarote e que pelo dinheiro que tem, tenta ditar as regras das situações. 

Sarahs acabam ficando com Rodolfos, o que é bom para os dois. Quando uma Sarah fica com um Rodolfo, ela ganha um status ainda maior, ela fica em destaque naquele meio, isso é tudo o que seu ego precisa pois assim ela irá continuar sua vida de festas e agrados. Quando um Rodolfo fica com uma Sarah ele se acha a última bolacha do pacote, fica com o ego cheio, pensa que é o fodão e que pode fazer e falar o que quiser. 

E eles acabam criando um universo onde um sempre acaba encontrando o outro, e de certa forma acabam sempre um concordando com o outro, criando uma simetria de pensamentos. No Big Brother nós pudemos ver isso observando as atitudes da Sarah e o que ela contou que fazia na pandemia antes de entrar na casa, causos de festas clandestinas e coisas do gênero, sem a mínima preocupação com a sua própria saúde e a dos seus próximos. No Rodolfo nós pudemos ver pela sua postura, pelo seu posicionamento extremamente infeliz diversas vezes, tão infeliz quanto às declarações de Jair Bolsonaro. E o mais curioso é que existiu uma espécie bem complicada de tentativa de relacionamento entre os dois na casa, tanto que a Rafa, ex do Rodolfo, disse apoiar a relação entre os dois.

Este é um ciclo que se retroalimenta. Quanto mais Sarahs tivermos para ir em festas de Rodolfos, mais Rodolfos surgirão por aí. E quanto mais Rodolfos existirem por aí, maiores são as chances de novas Sarahs surgirem.

É assim que a escrotidão tem vencido nestes tempos modernos. 



P.S.: Desde que escrevi este texto eu sinto que eu esqueci de comentar uma coisa. Agora, oito dias após a publicação eu estou aqui para complementar que algumas vezes, quase que por consequência das atitudes de alguns Rodolfos, as Sarahs podem perceber que talvez este não seja o melhor caminho para seguir. E quando isso acontece, ela começa a deixar de ser uma Sarah e entra no mundo real. Mas algo neste sentido dificilmente acontece com os Rodolfos.

segunda-feira, 29 de março de 2021

Bolsonaro e a seleção de ministros

Antes de Queiroga ser o escolhido como o novo pior ministro da saúde da história, Bolsonaro chamou Ludhmila para conversar sobre o cargo ministerial e ela não foi escolhida por alguns "motivos técnicos". Os motivos técnicos é que ela propôs algumas coisas: 1) ela acha importante uma campanha de combate ao vírus; 2) o uso de máscaras; 3) ter um plano de cuidado de pacientes em hospitais - aparentemente o Brasil não tem isso; 4) promover o distanciamento social; 5) agilizar a campanha de vacinação; 6) acabar com essa baboseira de tratamento precoce porque o Brasil é um grande exemplo de que isso não funciona, se funcionasse não seria o responsável por 20% das mortes por COVID no mundo. De pronto ela recebeu um não do presidente porque ele não concordou com isso. 

Mas além disso, ela sofreu ameaças de violência, ameaças de morte, tentaram invadir o hotel que ela estava hospedada em Brasília mais de uma vez, sua família também recebeu ameaças além dela ter todas as suas redes sociais atacadas.

Se você não sabe disso, estou lhe contanto. se você não acha isso um absurdo visto que ela recomendou apenas o mínimo que qualquer país do mundo já fez, eu acho que existe uma grande falha de caráter em você. 

Até quando você quer defender um genocida?

Existem várias notícias de diversas fontes relatando estes acontecimentos, escolhi o da UOL para compartilhar aqui.

Clique para ler

O que o BBB nos mostra (ou esconde)

Bem, primeiramente eu queria falar que eu não assisto BBB. Mas volta e meia aparece alguma notícia que eu acabo lendo e tirando algumas conclusões que podem nem ser as mais realistas sobre o que acontece lá dentro da casa, mas que me ajudam a pensar sobre como nós aqui fora pensamos.

Estes dias vi essa manchete e achei um tanto curiosa, resolvi ler e fiquei pensando quem era essa tal de Thaís. Sim, eu não sei quem é, fiquei curioso mas mesmo assim resolvi não pesquisar quem era a guria pois eu estava fazendo outra coisa no momento.

Clique para ler.

E hoje, dando uma olhada no Twitter eu vi que o BBB esta nos trends, resolvi mudar a tv de monitor para a Globo e ver o que estava acontecendo. Era uma prova para livrar alguém do paredão (nem sabia que isso existia), e a falada Thaís estava participando dessa prova.

A foto dela abaixo mostra que ela é bastante bonita, e a maioria dos caras que eu conheço quase que soltaria fogos por ter ficado com uma guria como ela. 

Fiuk é filho de um dos maiores galãs da TV brasileira, seu pai já se casou várias vezes e virou até um grande meme por causa disso. Outro dia também li um report de que o Fiuk foi ao confessionário pra falar o quanto tomar banho de sunga e não poder aparar seus pelos pubianos estava lhe incomodando.

Já se foi falado que Fiuk tem TDAH e sofre crises de ansiedade. E eu fico imaginando tudo o que pode se passar pela cabeça do brother a cada episódio que ele passa ali dentro da casa. 

Ele sabe que está enfrentando julgamentos 24 horas por dia, e ele sabe que muito provavelmente ele deve estar sendo visto como o cara chato, como o cara frouxo, que não é "homem de verdade", e talvez até que ele é meio "bixona".  Afinal de contas ele já mostrou que ele é um tanto diferente daquilo que se espera de um homem, ele não é o cara "pegador" que dá em cima de trocentas mulheres sem demonstrar sentimento algum. 

E é exatamente isso que eu quero falar. O fato de ter se arrependido de ter ficado com uma guria linda, de se incomodar com pelos pubianos, da famosa frase de "desculpa por ser homem" e tantas outras coisas que lhe aconteceram naquela casa deixaram claro que foram em momentos que ele não estava legal, não estava se sentindo bem.

E o Big Brother ao invés de nos mostrar o quanto ainda temos que aprender a conviver e respeitar os outros com seus problemas, tem transformado ele num grande alvo de uma visão extremamente machista sobre os homem.

Homens também são vítimas do machismo quando nestas situações, principalmente quando se depara com uma grande dificuldade em entender seus sentimentos, em demonstrar ou se questionar sobre eles, e também sobre quando enfrentam problemas psicológicos. 


Geralmente a sociedade olha pra tudo isso e entende tudo como uma grande frescura, que o cara tem que aprender a ser homem de verdade. Mas o que é ser homem de verdade?

Muita gente fala que o Big Brother Brasil é um retrato da nossa sociedade. E pra ser sincero eu até concordo com isso, mas existe algumas ressalvas aí.

Alguns dias atrás a Carla Diaz foi eliminada e todo mundo falava que ela era uma tapada que ficava correndo atrás de um cara que não queria nada com ela. Mas mesmo não assistindo ao programa, eu sei que o Arthur, um cara que peguei peguei "ranço", alimentou um possível romance entre os dois por algum tempo e depois simplesmente passou a ignorar ela, a ignorar até a presença dela dentro da casa. Mas na internet ninguém falou isso, apenas apontaram o dedo para uma mulher "que não se dava devido valor".


A internet perdeu a grande oportunidade de falar sobre uma coisa chamada responsabilidade afetiva, algo que deveria ser muito mais discutido no nosso dia-a-dia. E agora ninguém está falando sobre os problemas do Fiuk.

Talvez isso mostre mais sobre a nossa sociedade do que o que realmente acontece lá dentro.

domingo, 28 de março de 2021

Quem é que chama a Globo de lixo mesmo?

Nesta última década foram os eleitores da Dilma em 2013, aí foram os eleitores tucanos, depois voltaram a ser os eleitores da presidenta, na sequência foram os "de direita" por causa do Temer, nosso vampiro favorito. Mais tarde foram os eleitores de Bolsonaro.

Vocês realmente acham que o jornalismo da Globo defende ou ataca algum governo?

A Globo é a única emissora do Brasil que pode fazer o que quiser porque tem verba para se sustentar, diferente de um SBT que o Silvio Santos tá dependendo do dinheiro do governo pra tentar manter o canal no positivo. 

Mas isso não justifica o porque de não falarem explicitamente a verdade, não falarem explicitamente  que o Presidente mentiu pra caramba em seu pronunciamento?

Clique para ler
Clique para ler


terça-feira, 23 de março de 2021

A Ambev e o marketing dos oxigênios

 Muitas empresas ao redor do mundo fizeram algo parecido, inclusive algumas que estão no Brasil e fizeram algo parecido para a sociedade brasileira como a DAF aqui na cidade, que criou oxigenadores baratos para que pudessem ser usados por quem precisasse. Mas ninguém falou nada.

E Ambev fez algo para ajudar na pandemia e a internet toda desaba a elogiar, mas o curioso mesmo é o quanto isso foi divulgado, talvez uma boa verba de marketing tenha sido empregada a este propósito.

Depois de um ano de pandemia acho que já está claro para todo mundo que o COVID19 se espalha pelo ar, e que até pequenas aglomerações acabam colaborando para que o vírus se espalhe. 

E se bem me lembro, as primeiras aglomerações aconteceram a mais ou menos um ano e tinha uma cervejaria louquinha pra estampar a marca da Brahma em todas elas. E curiosamente eram aglomerações transmitidas ao vivo para milhares de brasileiros.

Foram algumas lives gigantescas de cantores sertanejos, praticamente com shows fechados e que de simples elas não tinham nada. Nem parecia existir algum protocolo de segurança para COVID. Fico pensando em quantas pessoas trabalharam para que aqueles shows acontecessem.

E mais do que isso, você sabe que a maioria das pessoas que assistiam as lives não estavam sozinhas, creio que dificilmente elas não estavam em alguma pequena aglomeração também. Falo isso até lembrando de como as pessoas divulgavam que estavam assistindo as lives nas redes sociais. 

Essa é a imagem da Ambev pra mim nesta pandemia, de uma empresa que tentou capitalizar num momento impróprio e que, de certa forma, ensinou ao brasileiro que ele poderia sim ir pro boteco e fazer festas no exato momento em que deveria ficar em casa.

Desculpa Ambev, mas dada toda a situação eu não acho que vocês merecem um elogio, a transformação de parte dessa planta fabril em um centro de envase de oxigênio é o mínimo que vocês, do tamanho que vocês tem, poderiam fazer.



A polêmica dos comentários sobre Cyberpunk

A GameVicio fez uma lista das promessas que a desenvolvedora do jogo mais premiado da história prometeu para o seu novo RPG e que a indústria inteira e que todos os fãs do jogo mais premiado da história dos vídeo-games acreditaram. 

É estranho ver a galera culpando quem comprou o game, vocês que criticam quem comprou me contem uma coisa: vocês ficam de olho nos Big Macs na praça de alimentação pra decidirem se o sanduíche está vindo igual ao da foto pra então comprar OU vocês compram o lanche primeiro e depositam uma expectativa de que ele virá dentro de uma "margem de erro"?
É fácil falar agora, mas aposto que já fizeram altas pré-orders.



terça-feira, 19 de janeiro de 2021

A coleção de pedidos de impeachment

 E lá se encaminha o 62º pedido de impeachment de Bolsonaro, todos com motivos mais do que justificáveis.

A efeito de comparação, Dilma teve 37 pedidos até ter um aceito.

Agora imaginem que ainda existem pessoas que falam que ele não tem rabo preso.