Quero falar dar a minha opinião sobre a eleição do melhor jogo do ano de 2024, tentando desenvolver um pensamento para que fique mais fácil das outras pessoas entenderem. É interessante pensar que a eleição é realizada pela votação de diversos veículos de imprensa, no Brasil temos oito canais de imprensa que participam dessa eleição, e cada um deles precisa repassar a ordem dos games finalistas para a organização do TGA, e é apenas “uma lista” por veículo de imprensa. Sim, falei especificamente dessa premiação porque existem várias premiações de melhor jogo do ano, o qual a do TGA, The Game Awards, é a mais conhecida.
Assim sendo, entendo que existam reuniões para votação interna dos sites/portais, e eles definem assim sua ordem de games para repassar à premiação. E por assim já sabemos que não é para eleger um game como o melhor do ano, e sim decidir a ordem dos melhores dentre os finalistas. Logo, todos os games finalistas vão somando pontos conforme a ordem que eles são colocados: o primeiro ganha x pontos, o segundo game ganha y, o terceiro game da lista ganha z pontos, e assim por diante.
Ao final da apuração dos votos, o vencedor é conhecido. O que pode ter acontecido nessa votação é que o game mais constante venceu, Astro pode não ser o game GOTY da maioria dos veículos de imprensa, mas possivelmente esteve bem constante entre o segundo, e terceiro, enquanto Wukong, ReFAntazio e Rebirth devem ter alternado muito mais entre as posições, por exemplo: Rebirth pode ter ficado 30 vezes em primeiro em 30 respostas, mas em outras 30 ele ficou em quinto na lista, por exemplo. Astro pode ter ganhado não sendo o mais votado como o melhor, mas por estar mais ao topo dentre todos os veículos de imprensa que participaram da eleição. Aliás, quem viu minimamente algo sobre o AstroBot sabe que este game respira videogame, e esse comentário não é uma alusão sobre a campanha em que nós encontramos partes de videogames das gerações antigas de Playstation.
Dito isso, e adicionando uma informação sobre a tão “polêmica” premiação de 2018, não é segredo algum que nestas reuniões dentro das redações para decidir os votos dos veículos de imprensa o Red Dead 2 foi tremendamente desfavorecido. A votação aparentemente acontece em novembro, e vamos lembrar que o God of War foi lançado em abril de 2018, e o Red Dead Redemption 2 no final de outubro, pouquíssimo tempo antes da votação.
Dito isso, afirmar que 2018 foi injustiça ou até pensar em “revanchismo” pela premiação de 2010 é deixar o lado fanboy de faroeste disparar, é assumir que não quer nenhuma lógica que mostre que sua birra não tem nenhum sentido, assim como dizer que o Wukong merecia muito mais que os outros, pois dentre os games indicados, era o game com menor média de notas do Metacritic, que abrange muitas notas dos mesmos portais que participam da eleição da premiação em questão. Ah... mas tem que colocar mais importância no voto popular... então, no Metacritic o Astrobot é o game melhor avaliado do ano. Ainda no TGA, a votação popular teve o Wukong junto à DLC do Elder Ring e outros três jogos chineses: Genshin Impact, Wuthering Waves e Zenless Zone Zero. Sim, uma DLC, para o público, foi melhor JOGO do que Rebirth, ReFantazio e cia. Por fim, quero lembrar vocês que existe outra premiação que leva mais em conta o voto popular: Golden Joystick Awards.
Nenhum comentário:
Postar um comentário